top of page

Sugestões enviadas à escola

Sugestões da APEE sobre a próxima fase de ensino à distância, enviadas à Escola e ao Agrupamento em 1 de fevereiro de 2021

 1. Literacia digital e apoio ao utilizador

 

- Mobilização dos conhecimentos dos próprios alunos para ajudarem, à distância, os colegas menos familiarizados com os meios digitais.

- Divulgação sistemática aos alunos e EE de recursos existentes na internet (links, tutoriais) para apoio à utilização dos equipamentos e plataformas. Ver aqui.

- Eventualmente, elaboração de videos, tutoriais, etc, p ex por parte dos alunos de Informática e/ou dos voluntários digitais, ou até mesmo no âmbito das aulas de TIC.

 

2. Ajuste das atividades letivas ao panorama digital da turma

 

- Comunicação a todos os professores de cada turma do levantamento detalhado e continuado dos meios de cada um dos alunos.

- Adequação das atividades letivas ao panorama real de cada turma.

- Omissão de qualquer pedido aos alunos para que imprimam material.

- Caso alguns alunos da turma estejam ligados apenas por smartphone, opção por trabalhos que não envolvam processamento de texto e programas afins.

- Se possível, indicação antecipada de materiais de desenho / artes necessários para determinada aula, de modo a que o aluno os tenha consigo no momento sem ter que interromper a sua presença.

- Opção quanto possível por materiais de reutilização habitualmente existentes no espaço doméstico e disponibilização de alguns materiais por parte da escola aos alunos que não possam adquiri-los.

3. Alunos sem meios digitais

- Mobilização de todos os meios disponíveis para evitar a exclusão de qualquer aluno do ensino à distância.

- Caso não seja possível evitar completamente essas situações, disponibilização de formas eficazes (sendo o telefone a mais funcional) que permitam aos alunos em causa comunicar de facto com os professores.

- Acionamento de medidas alternativas de apoio a estes alunos, incluindo, se necessário, em formato presencial, conforme previsto  nas disposições em vigor.

4. Comunicação entre professores e alunos

- Estabelecimento e divulgação, junto dos alunos e EE, de regras de conduta nas aulas online; debate dessas regras em turma, envolvendo os alunos no seu cumprimento e ajuste em função dos meios existentes (p ex, alguns alunos apenas com dados móveis poderão não ter possibilidade de ligar a câmara).

- Comunicação bi e multidirecional, permitindo a todos os alunos dirigir perguntas, expressar opiniões, expressar dúvidas, etc, bem como interagir (no âmbito da aula) em grupo-turma.

- Retorno sistemático aos alunos dos resultados do seu trabalho (comentários, correções, etc) num registo tão próximo quanto possível do que ocorre em aula presencial.

- Duração das aulas síncronas claramente superior àquela seguida no passado ano letivo e ponderação da possibilidade de, quando necessário, o professor repartir a turma entre síncrono e assíncrono, facilitando a comunicação e interação em grupo mais pequeno.

 

5 - Comunicação entre a escola e os EE

 

- Transmissão regular aos EE da informação relevante quanto ao decorrer do E@D, permitindo-lhes acompanhar e apoiar os respetivos educandos.

- Disponibilidade da escola para responder às comunicações dos EE.

 

A APEE encontra-se inteiramente disponível para colaborar com a escola - entre outros pontos, tentando encontrar voluntários e equipamentos e apoiando na comunicação com os EE- com vista à melhor qualidade possível do E@D que se aproxima.

bottom of page